página 2 de 15

<<< VOLTA                                              PRÓXIMO >>>


+ ou - 800 A.C. - HOMERO, Odisséia, São Paulo: Martin Claret, 2005.
Homero descreve um ritual NEKUIA da antiga Grécia, no capítulo 11, isto é, o da evocação dos mortos. Demonstra que na antiguidade Clássica a ideia de energia vital atrair os desencarnados já era conhecida.

______________________________________________________________

1458 - ABRAÃO, o Judeu, O Livro da Magia Sagrada de Abramelin o Mago, São Paulo: Anúbis Editores, 1997.
Um dos grande clássicos da magia, que exerceu profunda influência sobre Aleister Crowley e MacGregor Mathers. Será considerado por alguns autores, como Robert Ambelain e Jean-Paul Bourre, a origem de certa Sociedade Secreta de vampiros na Europa, e um guia de magia para os mesmos.

______________________________________________________________

1509 - AGRIPPA, Henrique Cornélio, Três Livros de Filosofia Oculta, São Paulo: Editora Madras, 2008.
Em seu Terceiro Livro, interno nesta edição, trata das formas de como reavivar um cadáver, citando casos bem semelhantes aos vampiros do Leste Europeu nos séculos vindouros, cujas almas voltam dos túmulos à procura por alimento e atraídas pelo magnetismo do mago. A ideia de que a carência de energia vital é a causa do vampirismo é endosada pela moderna subcultura vampírica e pelas pessoas que se assumem como Vampiros Reais nos dias de hoje.

______________________________________________________________

Século XVII - HONÓRIO, "O Grimório de Honório, o Grande", In Shah, Idries (org.) , A Tradição Secreta da Magia, Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1998.
Grimório atribuído ao Papa Honório III (fato negado e desmentido pelos cristão católicos) em seu capítulo que trata da conjuração dos espíritos regentes de cada dia da semana, em especial o do sábado, dia consagrado tradicionalmente à Saturno e às operações fúnebres, associadas aos cemitérios, ao qual Honório identifica ao espírito Guland, que modernamente foi associado pela Umbanda/ Quimbanda ao chamado Exu Morcego.


<<< VOLTA                                              PRÓXIMO >>>