Étienne Csok
Os Vampiros (1907)
O perigo inerente a qualquer movimento social carregado de elementos com características sagradas e potencialmente religiosas, como é o caso do vampirismo, seus mitos e práticas, é ser usado de má fé como forma de dominação ou ainda ser usado de boa fé, mas de forma inadequada à sociedade em que está, contrária às leis e/ou com dogmas que coloquem em risco a segurança física, emocional e mental das pessoas em geral, e de pessoas menos experientes, como crianças e adolescentes, em particular.
Mesmo entre maiores de idade é preciso tomar sérios cuidados, para não sermos envolvidos em rituais e promessas absurdas que podem acabar em assassinatos e abusos de todo tipo, conforme a imprensa do Brasil e do exterior vem noticiando por diversas vezes,
quer envolvendo pretensas seitas, rituais, jogos, etc.
A semiótica, é a ciência que estuda os signos.
Um signo é composto de um significante (por exemplo uma bandeira) e um significado associado a esta bandeira. A união de um significante, por exemplo a palavra "vampiro" ao significado desta palavra, dá origem a um Signo.
No entanto um significante, a nossa palavra "vampiro" do exemplo, pode possuir significados diferentes para pessoas diferentes.
Assim para um amante dos mitos e filmes de vampiro, pode significar imortalidade, poderes, sedução etc.
Para um não amante deste mito pode significar algo diabólico, repugnante e mal.
Como o mito do vampiro possui muitos dos significantes e significados do sagrado, conforme vimos em "POR QUE SAGRADO VAMPÍRICO?", isto permite que ele desperte em nosso consciente e inconsciente sensações e inclinações típicas dos religiosos. Se isto é mal direcionado, quer por má fé, quer por fanatismo típico em certos tipos de perfil religioso, pode levar eventualmente a desequilíbrios e crimes de vários tipos,
com graves e inevitáveis consequências a todos os envolvidos,
como de danos físicos e psíquicos às vítimas,
e da consequente prisão dos responsáveis.
Isto não significa que não haja religiões associadas ao vampirismo de tipo sério e responsável, ético e cumpridor das Leis. Certamente as Houses, Templos e Ordens que a anos estão ativas nos EUA, Reino Unido e outros locais, e que podem ser classificadas tecnicamente como religiosas são extremamente éticas e cumpridoras das leis dos paises onde estão localizadas ou já teriam os seus responsáveis sido devidamente processados e presos, e as organizações por eles criadas extintas.
O que queremos dizer é que este é um ambiente potencialmente perigoso e propício a atos extremados, como em qualquer outro ambiente religioso, caso não se tenha a preocupação de impor limites a eventuais excessos, quer de seus supostos líderes, quer de seus seguidores.
Assim quem pesquisa e ingressa nestes grupos, além de ter mais de 18 anos deve fazê-lo com muito cuidade e espírito crítico. Respeitar rigorosamente TODAS as Leis Federais, Estaduais e Municipais de nossa sociedade é fundamental e deve-se fugir e denunciar qualquer grupo que não o faça, pois respeitar as leis de nossa sociedade é a única forma de garantir o direito à liberdade de pensamento e religiosidade que estas mesmas Leis garantem!
Isto fez com que a
moderna subcultura vampírica composta por pessoas que de alguma forma praticam o vampirismo de energia vital
criasse um Código de Ética, um deles exposto
no tópico: "CÓDIGO DE ÉTICA", embora provavelmente
existam tantos outros códigos
quanto existem
grupos deste tipo.
. . .