APRESENTAÇÃO

Gustave Courbet (1819 - 1877) "A Clarividente" ou "A Sonâmbula"
Gustave Courbet
A Clarividente ou A Sonâmbula (1865)

O Projeto Sagrado Vampírico procura demonstrar à luz da antropologia, ocultismo e religiões comparadas, que a prática do vampirismo de energia vital é uma forma arcaica de senda espiritual, apego ao sagrado, religiosidade e iluminação pessoal, uma prática séria de desenvolvimento associado sempre às religiões locais em que ocorre, e uma forma de religiosidade em si mesma, além de uma prática de contato com o mundo espiritual como o são a magia, a alquimia e o yôga, das quais o vampirismo de energia vital é uma linha.

Este não é um site de antropologia, nem pretende um estudo nesta área sobre o vampirismo, mas apenas apresenta o vampirismo enquanto dimensão Sagrada e Religiosa valendo-se dos autores e discussões próprias da Antropologia em geral e da Antropologia das Religiões, Mito e Ritual em particular.

Trataremos aqui apenas de Vampiros Reais, isto é, de pessoas que quer no passado ou no presente praticam ou praticaram o ato de vampirizar energia vital do meio ambiente, de vegetais, de animais e/ou de seres humanos. Não tratamos da dimensão artística, literária, cinematográfica, fashionista ou de estilo de vida, nem defendemos este ou aquele dogma ou tradição desta ou daquela Ordem, House etc ou comunidade de pessoas que se assumem como vampiros reais, mas procuraremos a todos respeitar e excitar o pensamento crítico reflexivo. Não temos a pretensão de expressar aqui o pensamento de toda Subcultura de Vampiros Reais, e nem é possível que alguém o possa, quer no exterior quer no Brasil, simplesmente porque há várias tradições e vertentes distintas, como por exemplo ocorre com as práticas de magia. Nem todos, por exemplo, concordam com a linha de pensamento deste projeto, qual seja, demonstrar a associação antropológica do vampirismo com o sagrado, com o religioso ou com a busca da iluminação e evolução espiritual. O leitor fique então desde já avisado, e siga apenas suas próprias conclusões. A abordagem própria do Projeto Sagrado Vampírico sobre o vampirismo pode ser lida em nosso livro, aqui disponibilizado gratuitamente, o "VAMPIRISMO DE ENERGIA VITAL - OS GRAUS DE MANOMÂTRA", e em nossa entrevista neste site em: ENTREVISTA COM O AUTOR DO PROJETO SAGRADO VAMPÍRICO.

O Projeto Sagrado Vampírico também não é representante, nem defende, nem pretende fundar uma religião, mas aborda o vampirismo como prática sagrada e religiosa em diversas culturas. Veja a definição de sagrado no tópico:"POR QUE SAGRADO VAMPÍRICO?".

Somos totalmente comprometidos com todas as leis sociais e portanto rigorosamente contrários a práticas potencialmente perigosas ao corpo e ao psíquico das pessoas. Somos totalmente contrários à manipulação de sangue no vampirismo moderno (vampirismo de sangue) ou em rituais, pelos perigos que há em tais práticas, e esperamos que este site possa ser um instrumento a mais para se esclarecer e prevenir contra tais perigos.
Neste sentido, solicitamos encarecidamente que leiam os tópicos:
os "PERIGOS DA MISTIFICAÇÃO" e o tópico "CÓDIGO DE ÉTICA".

Esperamos que este site ajude no conhecimento mais aprofundado desta prática mística, ocultista, associada à magia, ao yoga e à alquimia Ocidental e Oriental, e que está em franco crescimento em todo mundo, e do porquê podemos considerá-la passível de ser classificada como religiosa em muitos casos, e como a figura do Vampiro pode estar carregada de significados Sagrados, quer em suas raízes no passado,
quer em suas práticas no presente.

Este site está em contínua construção,
aprofundamento e ampliação dos temas.